O ADEUS À PROFESSORA CLEIDE ANCILON

Data de publicação: 24 de abril de 2018. Categoria: Sem categoria

Quando a bibliotecária Cleide Ancilon de Alencar Pereira largou suas atividades na Biblioteca do Curso de Medicina, da Universidade Federal do Ceará, para ir à Biblioteca Nacional (BN) no Rio de Janeiro para fazer um Curso Prático de Biblioteconomia, não imagina que aquele era um dos ritos de passagem para que seu nome se eternizasse na memória e na história da UFC e da Biblioteconomia brasileira.

Era início de 1963 e a visionária bibliotecária – juntamente com suas colegas – já levava consigo o sonho de fundar um Curso de Biblioteconomia no Ceará. Seus muitos depoimentos sobre essa estada na BN dão conta de que foi um curso intenso, com leituras, discussões e muitas práticas laboratoriais.

Na volta, transformou o sonho em realidade, sob o apadrinhamento do também visionário Reitor Antônio Martins Filho, de quem recebeu todas as ajudas necessárias. O curso já nascia forte e em 17 de fevereiro de 1964, à luz da Resolução nº 153, o Curso de Biblioteconomia da UFC nasceu, sendo instalado em 1965.

A bibliotecária de formação e Professora por convicção fez da sua vida a existência desse Curso, que hoje conta com 54 anos. Ela também responde pela formação de uma legião de profissionais que deram e dão à Biblioteconomia e à recente Ciência da Informação do Norte e Nordeste do Brasil os mais nobres e significativos sentidos de profissionalismo e de retidão ética.

Este Departamento de Ciências da Informação, o Curso de Biblioteconomia e o caçula Programa de Pós-Graduação em Ciência da Informação devem à Professora Cleide Ancilon as vossas vidas e os valores profissionais e éticos que os disciplinam.

De modo discreto – como foi toda a sua vida – mas com a grandeza dos desbravadores e incentivadores, a PROFESSORA CLEIDE ANCILON partiu para outras missões, em planos superiores. Conosco ficam a gratidão, o agradecimento, o sentimento de responsabilidade, a inalienável ética que ela tanto defendia e uma saudade, uma SAUDADE IMENSA. Fica também a gratidão pelo seu lindo legado deixado para a ciência, para a universidade, para as bibliotecas, para os livros e para as leituras, sob cujas asas nos eternizamos em voos e viagens eternas e sem fim.

Muito obrigado, Professora Cleide.